segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O verdadeiro significado

Hoje vinha eu no autocarro (só Deus sabe o quanto eu odeio andar de autocarro) para casa quando dou conta de uma conversa que me fez pensar que hoje em dia existem pessoas mesmo ignorantes:

«Eii pois é, hoje é dia dos namorados, nem me tinha lembrado.
Fogo, logo agora que o deixei. Podia ser que este ano me
desse outro relógio. O ano passado ele ofereceu-me um relógio
da Swatch. Vou voltar para ele a ver se me dá outro.»

A estupidez, de facto, não tem limites. Acho que hoje em dia a maior parte das pessoas não sabe o que é o amor, e o que ele significa. Não têm qualquer conhecimento do que significa «Amar com a própria vida» e fazem dos 'relacionamentos' que têm (se é que lhes posso chamar isso) um jogo de escolha multipla. Por isso, aqui fica a história do verdadeiro significado do Dia dos Namorados:

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Este dia não envolve troca de presentes ou a intenção de que «Dando recebemos de volta» ou então «Eii vamos namorar só para trocarmos presentes no Dia dos Namorados». Um presente não demonstra o afecto, amor ou carinho que alguém possa nutrir por nós. Esse sentimento, quando é verdadeiro, é demonstrado todos os dias com pequenos e simples gestos ou até mesmo simples frases, ou simples mensagens. É, para mim, um dia em que se deve comemorar a cumplicidade entre duas pessoas; e para isso não é necessário que façamos dele um dia comercial. Quem ama aprecia mais um gesto de carinho, que tenha significado e que toque no coração a um bem material que não fará nada a não ser decorar.

4 comentários:

  1. eu sei isso, acredita que sei, são raras as pessoas que quando dizem que podemos confiar nelas, podemos mesmo. :x
    e quando te fizeram isso, tiveste que fingir que nada tinha acontecido? s:
    obrigada, amor.
    a sério? o que achas? *-*

    ResponderEliminar
  2. Enfim..
    Mas isso é o que acontece no geral..
    Por isso que este dia, não tem tanto espirito como antes..
    Porque hoje em dia, nao existe relações estaveis.. apenas "Amigos de sexo".. ta andar..

    :).. mas acredito que ainda exista pessoas que fazem todos os dias, os dias dos namorados..
    E não penas só este dia.
    Porque em parte concordo a 1000% contigo..

    ResponderEliminar
  3. É maravilhoso partilharmos o nosso Amor com alguém especial...

    Quem nunca o sentiu nunca o saberá e assim este será sempre um dia comercial e não um dia em que se 'celebra' a cumplicidade e união de um casal, tal como deveria ser.

    Mas sim, existem casais que fazem de todos os dias o Dia dos Namorados, porque partilham gestos, palavras, sentimentos, carinho, amor.
    Isso é o dia dos namorados. Não presentes ou exigências ♥

    ResponderEliminar
  4. Ah, adorei!
    hehe!

    É uma pena que o dia dos namorados seja mais uma data comercial do que de comemoração, na verdade!
    Os namorados deviam pensar em estar juntos, de amarem-se uns aos outros, de fazer e falar coisas bonitas
    não em pensar nos presentes que querem ou poderiam ganhar...
    :P

    ResponderEliminar

Leave your thoughts;
Someday they'll become more than just a dream ♥