domingo, 24 de julho de 2011

Ando a Ler #10 - A Infanta Rebelde

Um extraordinário testemunho de humanismo e coragem
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 276
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895555642
Preço: 17,90€

Sinopse:

Neta de D. Miguel I e última filha de D. Miguel II, Maria Adelaide de Bragança, Infanta de Portugal, nasceu em Janeiro de 1912.
Desde muito cedo, foi testemunha de um mundo em transformação. Assistiu à queda de impérios, viveu por dentro duas guerras mundiais e participou activamente na resistência contra os nazis. Por duas vezes esteve presa e em ambas foi condenada à morte. A intervenção directa de Salazar numa delas e um desenlace surpreendente noutra permitiram que continuasse a sua luta.
Ao chegar a Portugal, já casada, com o seu estilo sincero, directo e inconformado, continuou a defender as ideias em que acreditava, no auxílio aos mais desfavorecidos, desagradando a uma sociedade que considerava a sua actuação pouco adequada a uma pessoa da sua condição.
A Infanta Rebelde mostra-nos a vida de uma figura absolutamente ímpar na História Contemporânea de Portugal, mas, acima de tudo, o retrato de uma mulher que teve a coragem de ultrapassar todos os obstáculos e lutar pelo ideal que dava sentido à sua vida tornar a sociedade, tal como a sua natureza, mais justa e benévola.

3 comentários:

  1. Sempre gostas-te de historia.
    E para aquelas pessoas como tu, é um bom livro sim senhora :)

    ResponderEliminar
  2. Pois gosto, bastante mesmo :$

    Sim, é um bom livro!
    Bastante diferente do que o que costumo ler,
    com uma linguagem mais elaborada; no entanto, um bom livro!

    ResponderEliminar

Leave your thoughts;
Someday they'll become more than just a dream ♥